As etiquetas, cumprimentos e formalidades que executamos dentro da academia “Dojo”, devem ser encaradas por nós como um sinal de respeito, devoção e humildade em relação à arte, ao instrutor “Sensei” e aos nossos colegas, criando dentro de nós um clima de paz e nos tornando receptivos às lições que nos propomos a aprender.

A arte marcial, no nosso caso o Aikido, visa antes de tudo, o aprimoramento moral e o desenvolvimento espiritual, através da conscientização física e mental na forma de autodefesa.

Quanto mais se sabe, menos se necessita mostrar.

Quanto mais se pode, menos se necessita provar.

Formalidades

1) Devemos sempre nos dirigir ao instrutor como Sensei.

Ex.: (Nome do instrutor) Sensei, por favor . . .

Obs: É muito importante a forma que nos conduzimos na aula, visando o aprendizado . . . Deve ficar claro desde o início que o correto aprendizado encontra-se fortemente ligado à técnica, portanto devemos nos esforçar ao máximo para aprende-la corretamente. Só conseguimos isso se nos dispormos a aprender através do corpo não da boca. . . Evite pedir explicações desnecessárias à sua prática. A função do instrutor é avaliar o andamento técnico e mental do aluno individualmente, esperando o melhor momento técnico mental para instrui-lo. . . Portanto não faça perguntas desnecessárias e que muitas vezes você mesmo pode ou com o tempo poderá responder por si mesmo.

Confie no julgamento do instrutor, quando o mesmo estiver corrigindo-lhe não o interrompa com dúvidas, apenas preste atenção à instrução, mesmo que não esteja entendendo não se preocupe, esforce-se para entender com o corpo. . . através da prática silenciosa.

2) O Dojo é para o Aikidoista, como um templo, portanto um lugar sagrado, evite brincadeiras ou comentários que possam denegrir essa atmosfera, tornando a prática apenas uma brincadeira.

3) A função do aluno avançado (Senpai) é servir de modelo para os iniciantes, portanto pedimos para esses alunos se portarem com o máximo zelo, tanto durante a prática como nas atitudes pessoais tomadas dentro do Dojo. Pode não parecer, mais o iniciante observa e tomará as mesmas liberdades dos alunos mais antigos.

Rubens Caruso Sensei

• Antes de tudo: "Trate os outros como você gostaria de ser tratado"

• Nunca converse enquanto o instrutor estiver ensinando.

• Nunca questione o Professor ou o Instrutor..

• Nunca corra no dojo a menos que seja instruído.

• Não use "linguagem ofensiva" enquanto estiver no dojo.

• Não use jóias, colares, anéis, pulseiras, relógios de pulso, brincos, etc. enquanto estiver treinando; isto pode causar ferimentos em você mesmo.

• Sente-se adequadamente enquanto estiver no tatame.

• Não mascar chiclete ou comer e/ou beber enquanto estiver no tatame.

• Lave seus pés antes de entrar no tatame.