PROCESSO COLETIVO DO CONSUMIDOR

INTRODUÇÃO

Primeiramente gostaria de agradecer ao Prof. Massato Minomya e à professora Michiyo Maeda que me formularam o honroso convite de nesta tarde falar sobre o tema processo coletivo do consumidor.

É para mim um grande honra falar para os alunos da Universidade de Keio. Os motivos são vários. Desde a minha adolescência sou fascinado pela cultura japonesa. Primeiro pelos filmes de Kurosawa. Pela culinária. Pelo pelo Zen Budismo e, especialmente, pelas artes marciais. Pratico Aikido há sete anos e graças à essa arte decidi vir ao japão para apreender mais e conhecer sobre a terra e sobre a gente do país de meu Sensei Keizen Ono, a quem rendo e sempre renderei as minhas francas, carinhosas e respeitosas homenagens.

Pesquisei e não encontrei em nenhuma outra língua uma palavra que exprima tão bem o significado da palavra professor, do que na língua japonesa. Sensei é quem veio antes, por isso, sabe mais que o aluno, pois ainda que biologicamente seja mais novo do que o aluno, chegou antes na arte que ensina, por isso, sabe mais.

O conhecimento não é algo individual, mas coletivo, pois em realidade, dificilmente se constroí algo novo do zero, parte-se do que já existe e que nos é legado do pelos nossos antecessores, assim, os novos pesquisadores tem a obrigação de ir além, sempre agregando e aumentando os conhecimentos adquiridos de nossos antecessores, por isso os Senseis devem ser ouvidos, respeitados e incentivados pelos seus alunos a prosseguir na caminhada do conhecimento, pois só existem bons Senseis porque existem bons alunos à incentivar o mestre, como diz meu mestre de Aikido: “ O professor deve estar à frente de seus alunos pelo menos um centimetro, pois só assim poderá continuar a ensinar”.

Assim, na pessoa de meu Sensei Keizen Ono, saúdo todos professores da Univerdade de Keio.