Nos dias 03, 04 e 05 de setembro de 2004, a Kyowa Aikido Dojo, de Londrina, Paraná, recebeu a visita do Sensei Leonardo Sodré, faixa preta 2º dan em Aikido, aluno de Keizen Ono Shihan, 6º dan, ambos da Associação Pesquisa de Aikido, de São Paulo.

Durante os três dias, o Sensei Leonardo esteve ministrando aulas nas quais foram realizados trabalhos de respiração (kokyu ho), deslocamentos (tai sabaki), e ainda treinos com armas (jo e bokken). Vários ensinamentos de Ono Sensei foram lembrados, constantemente, pelo seu discípulo.
Além dos praticantes adultos e crianças, que participaram dos treinamentos, muitas pessoas assistiram atentas às demonstrações de diversas técnicas, bem como a entrega de faixas aos novos graduados que fizeram exames poucos dias antes da visita.

Entre os expectadores, Alina Vermelho Morales estranhou a juventude, a disciplina e a postura do instrutor, de 20 anos, e comentou: "Essas quedas me parecem meio doloridas. - levando a mão ao queixo - Mesmo vocês sabendo cair, acho que deva ser a parte mais difícil do treino."
O Sensei visitante aproveitou o comentário da jovem e exortou sobre a importância de se cair bem, revelou-nos a queda como uma forma de defesa e, também, de possível contragolpe.

"Sempre, é enfatizado que, no Aikido, nós devemos achar nosso próprio caminho através dos exemplos dos mais graduados. Com o Sensei Leonardo Sodré, aqui no dojo, pude ter um final de semana recheado de exemplos. Se toda arte marcial começa no seiza, este foi então meu primeiro exemplo de equilíbrio." - afirmou Ricardo Pasello, praticante da arte do Aikido - "O Sensei sempre disse que o Aikido busca a resolução dos conflitos pela harmonia e esta não nos faltou, pois todos os treinos transcorreram num clima de profunda gratidão e entrega mútuas. Vimos que o Aikido é doçura e tranqüilidade para o tori e para o uke, é o prenúncio de uma queda intensa. A certeza de que cada movimento foi executado, colocou-nos mais próximos do Aikido e um pouco mais distantes da insegurança que demonstramos ao treinar. Sim, os movimentos acontecem e são efetivos." - concluiu o aikidoísta.

Ao final do encontro, Leonardo fez questão de mencionar os propósitos de sua vinda a Londrina: divulgar os ensinamentos e o nome de seu mestre Keizen Ono Shihan a "quem muito considero e se estou aqui hoje, devo isso a ele!" - revelou, denotando um extremo carinho e respeito pelo seu professor.

O Sensei Jeferson Soares Gonçalves com todos os seus alunos mostraram-se profundamente agradecidos ao Sensei Leonardo pela visita e pelos ensinamentos dispensados aos praticantes da Kyowa. Como respeito e gratidão são traduzidos em lágrimas, estas não faltaram, seguidas de uma salva de palmas. Essa mesma gratidão (kansha) não se dissipou após o encontro, ela persiste e se expande, irmanando a Kyowa e a Associação Pesquisa de Aikido, no ensino e na aprendizagem incessantes na Arte da Paz, ou simplesmente, Aikido.

Kyowa Aikido Dojo - Londrina